Dicas

Entenda a diferença entre os tipos de roupas sociais

Entenda a diferença entre os tipos de roupas sociais

Houve uma época em que as roupas sociais seguiam um padrão rígido, com regras para cada tipo de trajes sugeridos. Esta sugestão era escolhida de acordo com o evento e o horário em que ele ocorria. Atualmente, as normas para vestimenta em eventos sociais estão ampliando os horizontes e aceitando melhor alguns detalhes antes proibidos.

É claro que existem coisas que não mudam e continuam restritas, principalmente aos estilos mais sofisticados. Se o convidado, por exemplo, for com uma roupa simples a um casamento chique à noite, é possível que se sinta deslocado. Por isso, ainda é importante entender a diferença entre os tipos de roupas sociais para saber o que vestir em cada ocasião.

Traje Esporte

Esse é o traje mais simples, casual, porém sociais. Ou seja, não é a roupa comum do dia a dia, e sim aquela reservada para datas especiais. É muito usada para eventos diurnos e ao ar livre, no campo ou na praia.

Homens

Calças jeans ou de brim com uma camisa sociais informais ou camisa polo. Dispensa o uso de gravata e paletó, mas recomenda-se um blazer ou suéter em dias frios. Nos pés, o ideal é o sapatênis.

Mulheres

Calças ou saias lisas ou estampadas com blusas de seda, cetim ou cambraia e vestidos leves lisos ou estampados. Os floridos, inclusive os de alças, são bastante utilizados. As bolsas devem ser pequenas ou médias, com detalhes que quebrem a seriedade delas. Use o mínimo de brilhos e joias, e aposte em cintos a acessórios para cabelo. É comum optar por cabelos soltos, com escova, levemente ondulados ou naturais (para mulheres com cabelo cacheado). Não exagere na maquiagem.

Para se inspirar:

Imagens: Pinterest/ Fotos meramente ilustrativas

Traje Esporte Fino/Passeio

É o estilo intermediário, menos casual, geralmente usado para ocasiões com um ar um pouco descontraído, como casamentos ao pôr do sol e festas de formatura. Deve-se tomar mais cuidado, pois existe uma certa formalidade presente.

Homens

Recomenda-se o uso de calças sociais em conjunto com uma camisa de tecido e um blazer, mas também é possível optar por calça jeans ou de brim. Para os mais descolados, a combinação camisa social com colete e gravata slim vai bem. Se estiver frio, o homem pode usar um suéter por cima da camisa. Nos pés, sapato com bico mais arredondado; evite sapatênis.

Mulheres

Se o evento vai até as 18h, túnicas, pantalonas, tailleur com calça ou saia e vestidos curtos, longuetes ou longos coloridos com tecidos mais leves e fluídos. Já para a noite, os vestidos pretos estão liberados. Ainda assim, brilhos e decotes devem ser usados com moderação. Bolsas e joias leves são ótimos acessórios. Os sapatos podem ser médios ou altos, mas sem exageros.

Para se inspirar:

Imagens: Pinterest/ Fotos meramente ilustrativas

Traje Passeio Completo / Social

É um estilo mais sério, usado em ocasiões de importância tal como casamentos realizados à noite, festas de 15 anos, encontros de negócios, jantares sofisticados, entre outros.

Homens

Para os homens, é muito fácil: terno e gravata. Nos ternos, é comum optar por lisos ou de dois padrões. É possível escolher entre cores claras ou escuras, com o sapato e a gravata combinando.

Mulheres

Para este tipo de traje, reinam os vestidos, longuetes e longos. Decotes, fendas e transparências (todos devidamente moderados) começam a aparecer mais. Os cabelos e a maquiagem precisam conferir elegância à produção. Para complementar, saltos altos, joias e bolsas/carteiras de festa.

Para se inspirar:

Imagens: Pinterest/ Fotos meramente ilustrativas

Traje Gala / Black Tie / Traje a rigor

São os trajes utilizados em bailes, casamentos extremamente chiques e eventos com muito glamour.

Homens

O traje que deve ser utilizado é o smoking, geralmente na cor preta ou outra cor sóbria. Dê uma atenção especial ao caimento da roupa, pois cada detalhe é muito importante. A gravata é borboleta. Os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.

Mulheres

Leve o “mulherão” que há em você aos limites! Vestidos longos, normalmente com bainha abaixo do tornozelo e talvez uma discreta cauda. Os tecidos são nobres e a mulher pode apostar com tudo em decotes, aberturas, transparências e brilhos. Saltos altos, meias finas (de seda), carteira pequenas ou de metal. Joias, estolas e echarpes aqui tem seu lugar. Os curtos e longuetes são proibidos. Os cabelos podem estar soltos, mas o ideal é prendê-los em um penteado. A maquiagem é fundamental e deve estar perfeita.

Para se inspirar:

Imagens: Pinterest/ Fotos meramente ilustrativas

A Lachésis faz o aluguel de roupas sociais, como trajes masculinos e vestidos de festa, para diversos tipos de eventos. São mais de 1500 vestidos, incluindo opções para plus size, senhoras e gestantes. Confira alguns dos lindos modelos que temos em nossas lojas:

AGENDAR MINHA VISITA
Verified by MonsterInsights